quarta-feira, 23 de abril de 2014

23.04 - Rabat

Hoje conhecemos um pouco de Rabat, a capital do Marrocos não tem o brilho de Marrakech nem é tão caótica quanto Casablanca. Sua diferença esta na organização, na limpeza das ruas, na calmaria do povo e na arborização dos parques e praças. É aqui a residencia oficial do Rei Mohammed VI, o centro politico do pais e a sede das embaixadas.
Logo após a visita ao palacio e ao mausoleu real, iniciamos nosso caminho de volta. Como passou rapido!

Seguimos por paisagens lindissimas, pela costa espanhola. A noite tivemos um tempinho para descansar em Faro e rumo ao Brasil!

Chegamos amanha, no voo direto a Porto Alegre, voo TP047, pela TAP, as 18:30. Nosso transfer estara esperando para seguirmos até o vale dos sinos.








terça-feira, 22 de abril de 2014

22.04 - Marrakech / Casablanca / Rabat

Hoje nos despedimos de Marrakech e seguimos para Rabat. No caminho passamos por Casablanca, cidade que ganhou fama com o filme em 1942. É uma cidade portuaria e industrial, cujo nome tem sentido literal: a primeira casa construida depois do terremoto que destruiu a cidade berbere em 1755 era branca para servir como ponto de referencia aos viajantes que cruzavam o pais e aos navios que se aproximavam da costa.

Visitamos a Mesquita Hassan II, com uma parte erguida sobre as aguas do atlantico, inspirada no verso do Alcorão que diz: " o trono de Deus foi construido sobre as aguas", é a segunda maior do mundo, muito linda!

Para terminar nossa visita por Casablanca fomos ao shopping, Morocco mall. É muito lindo, com um aquario gigantesco e as melhores lojas! Perdemos um tempinho por ali.rs

No final do dia chegamos em Rabat. Amanha conhecemos um pouco da capital do Marrocos, residencia oficial do rei Mohammed VI. 












21.04 - Marrakech

Hoje conhecemos melhor a capital dos bereberes, bijuterias, especiarias, cosmeticos, peles....
Marrakech é conhecida como a cidade vermelha, devido a pintura dos prédios, casas, etc. Em função do siroco, um vento muito forte que traz areia vermelha e muitas vezes chuva, optaram por pintar tudo na cor vermelha, para não fazerem retoques constantes na pintura. A cor combinou muito bem!
O dia começou lindo... A cidade tem 300 dias de sol por ano... E adivinha?! No final da visita, quando chegamos na praça Djemaa El Fna, começou a chover... Mas nada que atrapalhasse nosso dia. A tarde saimos para umas comprinhas e a noite finalizamos o dia com cuscuz marroquino, vinho e muita musica!








segunda-feira, 21 de abril de 2014

20.04 - Fez / Marraquech

Feliz Páscoa a todos! Mesmo longe de casa o coelhinho nos achou por aqui! Vivaaa!!rs

Hoje seguimos nosso caminho... pra la de Marraquech! Um caminho longo, mas por estradas de montanha (medio Atlas) com belas paisagens até a planicie que antecede a cidade de Marraquech. No caminho paramos em Ifrane, a suiça marroquina! Um lugar muito bonito e friiooo... No inverno costuma nevar bastante. 

O caminho foi com paradas para almoço, cafezinho.... Frequentamos lugares bem tipicos, da população local mesmo, onde assistiam futebol, bebiam o tradicional chá de menta, hortela... Muito legal.

Chegamos em Marraquech no final do dia, com tempinho para jantar e descansar, pois amanha teremos um dia longo!












sábado, 19 de abril de 2014

19.04 - Fez

Hoje passamos o dia conhecendo Fez, que foi a capital do pais até 1912. Abriga a mais antiga universidade do mundo, patrimonio cultural da humanidade pela unesco.

Passamos praticamente todo o tempo dentro da medina (o centro murado, cidade antiga). Espalhada por uma area de mais ou menos 300 hectares, com casas, mesquitas, estabelecimentos comerciais, tudo amontoado em apertadas vielas. É o centro nervoso de uma das principais cidades do Marrocos.

Muito legal viajar e poder conhecer lugares e culturas tão diferentes da nossa. No final do dia ainda deu um tempinho para caminharmos pelo centro da cidade.

Amanhã seguimos pra la de Marraquech!












18.04 - Sevilha / Tanger / Fez

Hoje nos despedimos de Sevilha, bem cedinho. Tinhamos um dia longo em direção ao Marrocos. Fizemos a travessia do Estreito de Gibraltar, oceano que separa o continente europeu do continente africano.

Logo tratamos de providenciar a troca do dinheiro, precisamos garantir as comprinhas!rs A moeda oficial é o dirham, onde 1Euro vale em torno de 11 dirham.

Antes de seguirmos viagem a Fez, fizemos um tour rapido por Tanger (lugar que nao se paga imposto e que não se trabalha em sexta-feira, sabado e domingo, toda semana tem feriadão..rs).

No caminho almoçamos e seguimos. Apesar de cansados, pois chegamos só a noite, foi uma viagem muito bonita, com lindas paisagens. Jantamos e fomos dormir, amanha tem mais.










quinta-feira, 17 de abril de 2014

17.04 - Sevilha

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha, capital da comunidade autonoma de Andaluzia, a poucos kilometros do oceano atlantico e do mar mediterraneo... Estamos pertinho do Brasil! rs

Passamos o dia conhecendo os principais pontos da cidade, jardins de murilo, torre de ouro, Parque de Maria Luisa, Praça da Espanha... A cidade esta florida e perfumada!

Nesta semana não poderiamos estar em lugar melhor. Mais do que uma manifestação religiosa, a semana santa na Andaluzia é uma manifestação cultural. Em Sevilha são muitas procisões até o domingo de Páscoa. Fomos ver os preparativos para a procisão da Irmandade da Esperanza Macarena, que acontece na madrugada de sexta-feira e é a que tem mais participantes. As mulheres sevilhanas usam luto fechado e mantiha preta, os homens terno. Muito lindo!

Voltamos ao hotel no meio da tarde, foi preciso descansar para o compromisso da noite: jantar com espetaculo flamenco! Nos despedimos de Seviha em grande estilo, muito legal.

Amanha seguimos para o Marrocos.... 












quarta-feira, 16 de abril de 2014

16.04 - Madri / Córdoba / Sevilha

Hoje nos despedimos de Madri e seguimos para Sevilha. O dia amanheceu lindo e prometendo chegar a temperatura de 29 graus! Como a distancia a percorrer foi grande, fomos parando no caminho, as famosas "paradinhas técnicas"' sempre muito divertidas.

No caminho passamos por Cordoba, cidade que precisa ser incluida em qualquer roteiro pela andaluzia. Sua mesquita é tão grande e bela que os cristãos, ao tomarem a cidade, não tiveram coragem de destrui-la: preferiram construir em seu interior um templo católico.

Uma graça de cidade... Almoçamos em um antigo mercado, revitalizado, lindo! 

No final da tarde chegamos em Sevilha.... Considerando que por aqui só esta escurecendo depois das 21hrs, ainda tinhamos muito o que fazer! Adivinhem?! Comprassssss.....rs Decidimos dar um pulinho no el corte ingles e nervion. A noite descansamos, pois amanha teremos o dia inteiro para conhecer essa cidade!

Ah, e não é a toa que Sevilha é conhecida como uma das cidades mais quentes da europa, hoje os termometros marcaram 32 graus!














terça-feira, 15 de abril de 2014

15.04 - Madri

Hoje acordamos um pouquinho mais tarde, aproveitamos para descansar um pouco, ja que tinhamos o dia todo livre. Saimos sem compromisso, caminhando devagar... Ou melhor, tinhamos compromisso sim, com o "el corte ingles" rsrs É uma cadeia espanhola de lojas de departamento, não tem como não dar uma passadinha. Fomos caminhando, nosso hotel é muito bem localizado, portando bem pertinho. Entramos todos juntos no el corte ingles, em menos de um minuto estavamos todos separados!rs Cada um buscando encontrar o que procurava.

O dia foi de encontro e desencontros! Caminhamos pela Puerta del Sol, Calle Preciados, Gran Via, Plaza Mayor. Quando esgotados voltamos ao hotel (cheios de sacola). Alias, tem gente que nem tem mais lugar na mala... rs.

Alguns ainda foram no final da tarde ao Museo del Prado, que é o mais importante da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Visita muito interessante apreciando obras de El Greco, Caravaggio, Velazquez, Goya....

Decidimos jantar no hotel mesmo, ja que todos estão muito cansados, mas antes tomamos um chimarrao para matar a saudade do sul!

Amanhã, rumo a Sevilha!










segunda-feira, 14 de abril de 2014

14.04 - Madri / Toledo / Madri

Hola que tal? Dia lindo para conhecermos um pouco de Madri, capital e maior cidade da Espanha. Possui mais de 3 milhões de habitantes, sendo 16% estrangeiros de aproximadamente 180 diferentes nacionalidades. Conhecemos os princais pontos e almoçamos na Plaza Mayor. Um almoço tranquilo, observando a grande circulação de pessoas. 

A tarde fomos passear em Toledo, a 70km de Madri. É uma das mais antigas cidades da Europa, chamada de "cidade das tres culturas", uma vez que cristãos, muçulmanos e judeus viveram juntos ali. La viveu o grande pintor El Greco. 

A noite poucos foram os sobreviventes para uma caminhada e jantar na Plaza Mayor! Uma noite super agradavel, muitas pessoas nas ruas aproveitando. Amanha vamos passar o dia sem compromisso pelas ruas da cidade!