quarta-feira, 19 de agosto de 2015

19.08 - Transiberiano - Ulan Bator

Hoje nos surpreendemos com a Mongólia! Fizemos um passeio até o interior apreciando ainda no caminho a paisagem das montanhas e estepes. Visitamos o monumento construído em 2006 em homenagem ao grande guerreiro e conquistador mongol, Gengis Khan, todo feito em aço inoxidavel. Uma bela obra da modernidade. 
Depois do almoço visitamos uma típica cabana mongol, a iurta, usada pelos nômades até os dias de hoje, que pode ser montada e desmontada rapidamente. Ali pudemos experimentar as comidas típicas e também a bebida típica, feita com leite de égua fermentado. Muitas caras feias depois de experimentar mas o que vale é a experiência!
Pela tarde assistimos a um espetáculo, onde pudemos ver duas modalidades do festival de Naadam, a luta e o arco e flecha.
Para finalizár o dia, tivemos um desfile de trajes típicos antes do jantar. O jantar foi em um restaurante de hot pot, prato típico coreano. Nós cozinhamos a nossa própria comida em pequenos fogões elétricos na própria mesa. Divertido e bastante saboroso!






















terça-feira, 18 de agosto de 2015

18.08 - Transiberiano - Ulan Bator

Mas Chegamos a Mongólia e na sua capital, Ulan Bator nos depsedimos do trem... Amanhecemos ainda no trem com uma paisagem bucólica de montanhas, casinhas e gado pastando. Ulan Bator, no entanto, é uma cidade em pleno crescimento, com muitas construções em andamento e grandes edifícios. Visitamos um templo budista e o palácio de verão do último imperador mongol. Parte do grupo (6 corajosos) subiram os 580 degraus até o mirante para ter uma bela vista da cidade! Terminamos o tour na praça da sede do governo, onde também está o nosso hotel, o Blue Sky, em fomato de vela, todo de vidro, uma construção que se destaca na paisagem do centro da cidade.





















17.08 - Transiberiano - Ulan Ude

Visitamos a última cidade na Rússia do nosso roteiro, Ulan Ude. Por estar muito próxima a Mongólia, a cidade tem grande influência asiática. Os habitantes tem traços orientais e o budismo tem muitos adeptos. Visitamos um centro budista com vários templos. Passeamos então pelo centro da cidade onde vimos a maior estátua da cabeça de Lenin da Rússia ( e do mundo) e depois seguimos para o nosso trem para a última noite a bordo. Nossa vida sobre os trilhos está terminando e amanhã começa outra etapa da viagem: Mongólia e China!

















16.08 - Transiberiano - Lago Baikal

Chegamos hoje ao maior lago da Russia e o mais profundo do mundo! O Lago Baikal tem 20 % de toda a água doce do planeta. Fizemos um passeio de barco atravessando o lago para chegar novamente ao trem. No final da tarde o trem  parou em um lugar especial onde tivemos um churrasco ao ar livre. Apesar do frio e do dia nublado, vários corajosos mergulharam nas águas geladas do Baikal! Alguns molharam só os pés mas muito corajosos também! Parabéns a todos! Os banhistas tiveram um brinde de vodka no final para aquecer!




























sábado, 15 de agosto de 2015

15.08 - Transiberiano - Krasnoyarsk / Irkutsk

Hoje chegamos cedinho na cidade de Irkutsk que fica as margens do rio Irkut que desemboca no Lago Baikal, nosso próximo destino!
A cidade de Irkutsk era o destino na Sibéria para onde os revolucionários que se revoltaram contra o Czar Nicolau I no início do século XIX foram exilados. Chamados de decembristas, estes revolucionários, eram artistas, nobres e oficiais, acostumados a cidades grandes como São Petersburgo e Irkutsk tornou-se o maior centro intelectual e social destes exilados.
A herança cultural da cidade privem na sua maioria do legado deles e também as belas casas de madeira que parecem feitas de renda.
Em uma destas casas assistimos a um belo concerto privado e degustamos uma taça de espumante!


























14.08 - Transiberiano - Novosibirsk / Krasnoyarsk

Chegamos em Krasnoyarsk bem cedo pela manhã e logo depois do café saímos para conhecer a cidade.
Fomos recebidos com vodka, pão típico e uma apresentação folclórica privada, com música e dança em frente a um dos principais pontos turísticos da cidade, a capela de Paraskeva Pyatnitsa.
Dali também pudemos apreciar uma bela vista da cidade e do Rio Ianissei.
No final da tarde retornamos ao trem para continuarmos nossa jornada pelos trilhos!