quinta-feira, 4 de setembro de 2014

04.09- Turquia e Grécia- Ankara

Hoje nos despedimos de Istambul e seguimos viagem a Ankara, capital de Turquia.
Seguimos viagem passando pela ponte que foi construída em 1973 que liga Europa a Ásia, portanto senhores , mudamos de continente e estamos na Ásia. Nesta ponte passam 200 mil carros por dia, 600 mil pessoas, todos os dias. É a quarta maior ponte suspensa do mundo.
Chegamos a Ankara a segunda maior cidade da Turquia.
Visitamos o Mausoléu de Atatürk, é muito admirado e reverenciado da Turquia, chamado de o " pai dos Turcos", foi o primeiro presidente do país, um grande revolucionário, responsável por diversas mudanças sociais e economicas.
Após esta visita fomos ao Museu das civilizações da Anatólia, um museu com um acervo muito bem preservado, com peças de 9.000 anos atrás , até então se acredita que é a civilização mais antiga, porém dois elementos novos foram encontrados recentemente e que estão a um mês neste museu, duas colunas de um templo. De 12.000 anos atrás. A teoria é que, primeiramente construiram o templo e posteriormente as cidades. Impressiona muito as peças da época , o perfeito estado que se encontram, as provas da história da humanidade que tem este acervo.  
Vale muito a pena. Infelizmente são proibidas as fotos .
Depois de um dia de muita viagem, aproximadamente 600 km que distanciam Istambul de Ankara, vamos jantar no hotel para dormir cedo porque amanhã, seguiremos viagem rumo a Capadócia.
Neste momento que lhes escrevo, escuto o " chamado" dos minaretes das mesquitas, para a oração do dia. Aqui na Turquia  se escuta estes " chamados para oração" cinco vezes ao dia.
Onde quer que os muçulmanos prataicantes estão, eles param e rezam, depois continuam com seus afazeres.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário