segunda-feira, 8 de setembro de 2014

08.09- Turquia e Grecia - Pamukkale e Éfeso

Pamukkale! Castelo de algodão!
O que dizer, como expressar a beleza deste lugar?
O branco que reveste as montanhas, formando a linda paisagem e as belas piscinas naturais.
São provenientes de nascentes de água mineral quente que, durante séculos, emergem de quilômetros de profundidade misturadas ao cálcio existente na região.
Quando as águas chegam á superfície dão origem ás diversas bacias, e o efeito resultante é espetacular, as águas caem sobre uma série de degraus que com o tempo formam várias cascatas solidificadas. A temperatura da água oscila entre os 35 a 50 graus, sendo indicada para doenças nervosas, da pele e do coração.
A prefeitura tem controlado a liberação destas águas, não tivemos a oportunidade de ver as piscinas cheias, mas igualmente foi um espetáculo para os olhos.
Os Romanos viviam aqui , podem ver pelas fotos que há ruínas Romanas. Calcula-se que existam 850 ruínas romanas nesta região. Um paraíso para os arqueólogos.
Viajamos mais 200km para chegar a Éfeso.
Éfeso foi uma das cidades mais ricas de sua época, e um importante centro do cristianismo.
Há 650 anos a cidades está sendo escavada, e somente 20./.  foi descoberta, e é considerada um dos maiores sítios arqueológicos. Um verdadeiro patrimônio cultural.
Visitamos também a casa da virgem. A construção fica no cume do monte Coresus , a 8 km da cidade de Éfeso. Conta a história que Maria se refugiou aí depois da morte de Jesus.
Na verdade não se sabe se ela morreu neste local ou voltou a Jerusalém.
A residência que se vê hoje é uma réplica daquela que foi achada em ruínas, está localizada 435 mts acima de Éfeso e com uma bela vista ao mar Egeu.
Amanhã, cedinho levantaremos para embarcar no cruzeiro pelas ilhas gregas.
Até lá!

O que era a biblioteca de Éfeso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário