segunda-feira, 18 de novembro de 2013

17.11 - Gastronomia na Italia - Milao / Lisboa

Saimos de Pienza em direção a Milão.
Dia de viagem, de estrada. Antes de Milão fizemos uma paradinha na região de Cinque Terre.
Dormimos em Lisboa para amanhã embarcar direto para Porto Alegre no vôo da Tap TP049, que chega as 20h40  na segunda feira dia 18.11. Chegando em Porto Alegre teremos o traslado para as cidades de origem com nossa van.
Um abraço a todos que nos acompanham pelo blog e até mais!




sábado, 16 de novembro de 2013

16.11 - Gastronomia na Italia - Pienza

dia amanheceu ensolarado! No último dia na Toscana, pegamos pesado! 
O primeiro compromisso do dia foi com as panelas! Chegamos na fazenda cedo e Alessandro já nos aguardava. Depois de mostrar a propriedade, nos levou para a sala para explicar os nossos afazeres de hoje. Disse que tínhamos 11 pessoas para almoçar ( nosso grupo, ele e o ajudante) e quem faria o almoço típico toscano seríamos nós! 
Disse que as três palavras chaves para a a boa comida são: sazonalidade ( usar produtos frescos da estação), orgânico (produtos sem conservantes ou química) e tradição.
Dizendo isto nos apresentou uma mesa com legumes frescos, ervas colhidas da horta, farinha, carne, etc. Entregou então 2 abóboras para serem descascadas e dois voluntários do nosso grupo já iniciaram o trabalho de descascar. Outros começaram a amassar a massa, descascar maças para a sobremesa, limpar as ervas, os cogumelos e logo todos estavam trabalhando sempre sob a batuta do chef Alessandro. 
Pausa para um prosseco com patê de fígado feito por nós e seguimos trabalhando!
O resultado foi um almoço maravilhoso! Desde a entrada até a sobremesa, todo preparado por nós!
Um dia realmente inesquecível!
No final da tarde visitamos Montepulciano, onde degustamos o famoso Nóbile de Montepulciano, um dos vinhos premiados da região.
Voltamos então para o hotel para a nossa última noite na Toscana... Amanhã iniciamos o nosso retorno para casa, saímos no final da tarde de Milão e dormimos uma noite em Lisboa antes de embarcar no voo para Porto Alegre.
Infelizmente está chegando ao fim nossa viagem pelo mundo dos sentidos que com certeza ficará por muito tempo em nossa memória!


































sexta-feira, 15 de novembro de 2013

15.11- Gastronomia na Italia - Pienza/Montalcino

Mais um dia difícil nos campos da Toscana...
Dia cheio de compromissos importantes! O primeiro foi uma degustação de queijos pecorino, feitos de  leite de olvelha. Nada mal para começar o dia, ainda mais que a vista da queijaria era nada menos que a bela Montepulciano, cidade medieval construída no topo de uma montanha.
O segundo compromisso, mas não menos importante, era conhecer a família Francio, produtores de azeite de oliva desde 1958. O sr Fernando Francio, com a sabedoria dos seus 84 anos nos recebe e permanece conosco por um tempo escutando atentamente as explicações da nossa guia pela fábrica.
Observamos todo o processo de fabricação de um premiado azeite de oliva, proveniente das plantações de oliva da família Francio. De novo o segredo esta na qualidade dos produtos e na simplicidade da fabricação. Nenhuma química é adicionada durante o processo. O óleo extraído da primeira espremedura das azeitonas, por isto chamado de "extra virgem" com toda propriedade, passa somente por um processo de filtragem. Só isto! O resultado é um óleo verde, com cheiro forte de olivas e sabor meio amargo. Nada a ver com o azeite de oliva que estamos acostumados a comer...
Próxima parada: Vinícola Col D'Orcia! Sim... Mais uma degustação de vinhos... Mas não de um vinho qualquer. Desta vez degustamos um dos mais emblemáticos vinhos da Itália e do mundo, o famoso Brunello de Montalcino DOCG (denominação de origem controlada e garantida). Os 14 vinhos DOCG indicam a mais alta qualidade, são vinhos não somente de origem controlada, mas também garantida.
Para fechar o dia, uma passadinha pela bela cidade de Montalcino, também construída no topo de um montanha.
E assim vamos continuando nossa viagem pelas sensações, explorando os 5 sentidos a cada dia de formas diferentes! 

















quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14.11- Gastronomia na Italia - Sob o sol da Toscana

Deixamos a Emília Romana e a região de Parma para entrar na Toscana até a cidade Pienza no meio do Vale D'Orcia. No caminho paramos para algumas comprinhas em um outlet e depois seguimos com o objetivo da viagem que é estar fora dos centro urbanos.
Pienza faz muito bem este papel! Estamos hospedados em um antigo convento do sec XV, no meio do centro histórico, ao lado da catedral de Pienza e a cidade é encantadora! Por aqui não passam carros, somente pedestres e parece até que voltamos no tempo.
No jantar provamos uma deliciosa Bisteca Fiorentina um dis pratos típicos sa região!
Amanhã temos mais novidades!












quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13.11 - Gastronomia na Itália - Langhirano

Mais uma dia lindo de sol! Hoje saímos do nosso castelo para uma visita diferente. Fomos conhecer um produtor de presunto de Parma. A maioria dos produtores estão em Langhirano, que fica nas redondezas de Parma. No "salumificio" (fábrica de presuntos) que visitamos fomos recebido pelo senhor Guido, o dono. Com muita simpatia, ele nos mostrou todo o processo de produção do genuíno Presunto de Parma, denominação de origem controlada. Um presunto só pode levar este nome se seguir um rigoroso controle de qualidade e a peça só ganha o carimbo com o selo "Parma" depois que passar no teste do olfato, feito por um fiscal do Consórcio de Presuntos de Parma. Ele finca um palito feito do osso da tíbia de um cavalo em 5 partes do presunto. Se o odor estiver de acordo com os padrões de qualidade a peça de presunto ganha o selo. Somente 2 ingredientes fazem parte do processo: a perna traseira do porco e sal. Simples assim... Por isto é tão gostoso! 
O segredo está no processo em si, nos cortes feitos na perna de porco, no tempo que fica em cada uma das câmaras resfriadas, na temperatura de cada câmara, etc
Depois desta aula do S. Guido, passamos para a degustação é claro!
Na parte da tarde visitamos o Castelo de Torrechiara, um dos mais bem preservados do norte da Itália. Este castelo foi construído ente 1448 e 1460 por um nobre da região, Pier Maria Rossi, para a sua amada. O Castelo impressiona pela preservação dos afrescos no teto e paredes. 
Amanhã saímos do nosso Castelo e da região da Emília Romana, para ir em direção à Toscana!














terça-feira, 12 de novembro de 2013

12.11. - Gastronomia na Itália - Parma

Saímos cedinho hoje pela manhã para visitar uma fábrica do verdadeiro queijo parmesão, o Parmigiano Regiano. Esta é uma marca de origem controlada e só queijos feitos nesta região e que seguem um rigoroso processo de fabricação, podem ter este nome. Se alguma coisa dá errado durante o amadurecimento do queijo, que pode ser de um ano, dois ou até mais tempo, todo o queijo é descartado.
Depois de uma pequena degustação, seguimos para a charmosinha cidade de parma, onde visitamos a Catedral, praça central e também almoçamos. 
Na parte da tarde voltamos para o nosso castelo para descansar e onde alguns aproveitaram para conferir o SPA.
Sim, um pouco de relax pois amanhã tem mais!















segunda-feira, 11 de novembro de 2013

11.11 - Gastronomia na Italia - Ovada / Cremona / Castelo Tabiano Castelo

Saímos hoje do nosso castelo em Trisobio para outro Castelo em Tabiano!
No caminho paramos na cidade de Cremona, uma pequena cidade, famosa por seus luthiers, os fabricantes de violinos e instrumentos de corda. O mais conhecido deles, Stradivarus, aprendeu este ofício na cidade e por aqui ganhou fama.
Visitamos a belíssima catedral da cidade e seguimos para O Antico Borgo Tabiano Castelo, um castelo no vilarejo de Tabiano ende estaremos hospedados por 3 noites!