Dia cheio de compromissos importantes! O primeiro foi uma degustação de queijos pecorino, feitos de leite de olvelha. Nada mal para começar o dia, ainda mais que a vista da queijaria era nada menos que a bela Montepulciano, cidade medieval construída no topo de uma montanha.
O segundo compromisso, mas não menos importante, era conhecer a família Francio, produtores de azeite de oliva desde 1958. O sr Fernando Francio, com a sabedoria dos seus 84 anos nos recebe e permanece conosco por um tempo escutando atentamente as explicações da nossa guia pela fábrica.
Observamos todo o processo de fabricação de um premiado azeite de oliva, proveniente das plantações de oliva da família Francio. De novo o segredo esta na qualidade dos produtos e na simplicidade da fabricação. Nenhuma química é adicionada durante o processo. O óleo extraído da primeira espremedura das azeitonas, por isto chamado de "extra virgem" com toda propriedade, passa somente por um processo de filtragem. Só isto! O resultado é um óleo verde, com cheiro forte de olivas e sabor meio amargo. Nada a ver com o azeite de oliva que estamos acostumados a comer...
Próxima parada: Vinícola Col D'Orcia! Sim... Mais uma degustação de vinhos... Mas não de um vinho qualquer. Desta vez degustamos um dos mais emblemáticos vinhos da Itália e do mundo, o famoso Brunello de Montalcino DOCG (denominação de origem controlada e garantida). Os 14 vinhos DOCG indicam a mais alta qualidade, são vinhos não somente de origem controlada, mas também garantida.
Para fechar o dia, uma passadinha pela bela cidade de Montalcino, também construída no topo de um montanha.
E assim vamos continuando nossa viagem pelas sensações, explorando os 5 sentidos a cada dia de formas diferentes!









Nenhum comentário:
Postar um comentário