quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13.11 - Gastronomia na Itália - Langhirano

Mais uma dia lindo de sol! Hoje saímos do nosso castelo para uma visita diferente. Fomos conhecer um produtor de presunto de Parma. A maioria dos produtores estão em Langhirano, que fica nas redondezas de Parma. No "salumificio" (fábrica de presuntos) que visitamos fomos recebido pelo senhor Guido, o dono. Com muita simpatia, ele nos mostrou todo o processo de produção do genuíno Presunto de Parma, denominação de origem controlada. Um presunto só pode levar este nome se seguir um rigoroso controle de qualidade e a peça só ganha o carimbo com o selo "Parma" depois que passar no teste do olfato, feito por um fiscal do Consórcio de Presuntos de Parma. Ele finca um palito feito do osso da tíbia de um cavalo em 5 partes do presunto. Se o odor estiver de acordo com os padrões de qualidade a peça de presunto ganha o selo. Somente 2 ingredientes fazem parte do processo: a perna traseira do porco e sal. Simples assim... Por isto é tão gostoso! 
O segredo está no processo em si, nos cortes feitos na perna de porco, no tempo que fica em cada uma das câmaras resfriadas, na temperatura de cada câmara, etc
Depois desta aula do S. Guido, passamos para a degustação é claro!
Na parte da tarde visitamos o Castelo de Torrechiara, um dos mais bem preservados do norte da Itália. Este castelo foi construído ente 1448 e 1460 por um nobre da região, Pier Maria Rossi, para a sua amada. O Castelo impressiona pela preservação dos afrescos no teto e paredes. 
Amanhã saímos do nosso Castelo e da região da Emília Romana, para ir em direção à Toscana!














Nenhum comentário:

Postar um comentário