sábado, 6 de setembro de 2014

06.09- Turquia e Grécia - Capadócia

Explico como foi nosso passeio de balão, serve para tranquilizar os familiares que estão aí nos acompanhando e também para incentivar futuros grupos que estão por vir, podem fazer tranquilamente este passeio que é uma das coisas mais lindas deste mundo.
Ao contrário do que se imagina, o piloto não consegue controlar exatamente a direção do balão, que segue de acordo com o rumo dos ventos. Porém ele consegue controlar a altitude, assim como plainar no ar e manobrar, girando o cesto 360 graus para que todos ali dentro conseguissem enxergar igualmente a região inteira ao redor, sem precisar ficar se aglomerando em um dos lados, uma excelente tática! É surpreendente, pois é como estar em flutuação no meio do céu, já que o balão fica muito estático e não treme nada, só gira como se fosse em torno de um eixo central fixo, muito calmamente e sem nenhum solavanco! Deu  para ter uma panorama lindo da região, observando os vales por completo e a cidade de Goreme lá embaixo. Era bem cedinho quando subimos,  para ver o nascer do sol desde lá de cima foi impressionante!
Tivemos um caso de superação. Rs... O nosso companheiro de viagem Carlos conseguiu dominar se "temor de altura" e nos acompanhou. Perante tanta beleza se   Vence qualquer medo. Todos ganham um diploma no final do passeio.
Visitamos em seguida " por terra" o vale do Goreme.
A Capadócia se deve a sua criação , as erupções dos vulcões da Argélia, hoje extintos.
A lava e as cinzas expelidas pelos vulcões constituíram um tufo muito mole que a chuva e o vento exculpiram, formando assim paisagens lunares. Os primeiros cristãos chegaram a esta região para se refugiarem das perseguições romanas, escavando os tufos para construir igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas. Calculam que abaixo destas cidades subterrâneas viviam até  10.000 pessoas.
Também fomos conhecer uma fábrica de tapetes, onde tivemos uma demonstração de como se faz, em média levam 1 ano para terminar um tapete.
E numa fábrica de porcelana, onde também tivemos demonstração.
Antigamente as mulheres desde a adolecência teciam ou faziam a porcelana, para ajudar na renda da famìlia, tradição que até hoje se mantém.
Para deleite dos olhos e para servir de incentivo, segue as fotos do que desfrutamos .
Nascer do sol, com o passeio de balão, esta era a vista que tìnhamos!

Carlos com toda sinceridade, assumindo que tem muito medo de altura.Rs.

No vale do Goreme existem 360 igrejas. Todas exculpidas no tufo. (Lavas do vulcão solidificada).


Graça, aperfeiçoando suas técnicas .
E abaixo Clacy aprendendo a tecer um tapete .


Um comentário: